O filme E.T. O Extraterrestre foi o escolhido para celebrar o primeiro ano do Luz na Tela, o projeto de cinema ao ar livre do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Dirigido por Steven Spielberg, o filme será exibido no dia 24 de abril (quinta-feira), às 19h, com entrada gratuita e distribuição de pipoca e refrigerante. Não precisa reservar ingresso: é só chegar, escolher o seu lugar no Pátio B e se emocionar com a história de amizade entre uma criança e um pequeno alienígena.
O Museu está localizado no icônico prédio da Estação da Luz. A curadoria do Luz na Tela é do Soberano – Rua do Triunfo. Nas primeiras onze sessões, 1.945 pessoas se encantaram com a grande tela instalada na Estação da Luz.
Lançado em 1982, E.T. O Extraterrestre conta a história do garoto Elliott, que encontra um alienígena perdido na Terra e desenvolve uma amizade com ele. Com a ajuda de outras crianças, os dois tentam encontrar uma forma de enviar o extraterrestre de volta ao seu planeta, mesmo que tenham de enfrentar as autoridades.
O longa-metragem fez um tremendo sucesso e, por anos, ocupou o topo de maior bilheteria do cinema mundial. Além disso, concorreu a nove prêmios no Oscar, incluindo melhor filme e melhor diretor: saiu do evento com quatro (melhor trilha sonora, melhor mixagem de som, melhor edição de som e melhores efeitos visuais). A cena em que Elliot e o E.T. voam de bicicleta continua sendo uma das mais inesquecíveis da cinematografia mundial.
Antes da sessão de E.T. começar, o Luz na Tela vai exibir o curta-metragem Hotel Laide, gravado no território da Luz, onde o Museu está localizado. A produção fala sobre a importância dos hotéis sociais na política de redução de danos na região central da capital paulista.
Um ano de cinema ao ar livre e democrático
Com curadoria do Soberano – Rua do Triunfo, o Luz na Tela consolida o Museu da Língua Portuguesa como um lugar de cinema democrático no centro histórico da capital paulista - o projeto surgiu a partir do relacionamento com outras instituições, moradores da vizinhança e pessoas em situação de rua. A iniciativa ganhou o selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo.
Desde a sua primeira edição, em abril de 2024, o projeto exibiu os seguintes filmes: Limite (março de 2025), Minha Mãe É uma Peça (fevereiro de 2025), Divertida Mente (janeiro de 2025, dentro da programação da Estação Férias), Lisbela e o Prisioneiro (dezembro), Super Xuxa contra o Baixo Astral (novembro), Pele de Vidro (outubro, dentro da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo), O Bandido da Luz Vermelha (setembro), Deus e o Diabo na Terra do Sol (agosto), King Kong (julho), Jeca Tatu (junho), Diálogos com Ruth de Souza (maio) e Luzes da Cidade (abril).
“Acreditamos que a convivência é essencial para romper estigmas e construir uma comunidade inclusiva, e o Luz na Tela é uma experiência de inclusão social num espaço seguro de convivência e troca”, diz Roberta Saraiva, diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa. “Para nós, tem sido incrível ver pessoas em situação de rua, crianças da Ocupa Mauá, imigrantes, moradores dos bairros do entorno e tanta gente interessada em cinema vindos de mais longe dividindo o mesmo espaço, pipoca e refrigerante. O cinema é mesmo uma experiência mágica”, completa.
Para Renata Forato, é uma honra o Soberano – Rua do Triunfo fazer a curadoria do Luz na Tela. “São noites em que a sétima arte ilumina rostos, resgata memórias e tece novas conexões entre a cidade e sua gente. O impacto desse encontro entre palavras e imagens segue crescendo, reafirmando que a cultura pertence a todos. Celebramos esse primeiro ano com gratidão e a certeza de que ainda há muitas telas a iluminar e histórias a contar”, afirma.
No Luz na Tela, os filmes são exibidos em uma tela de 4 x 2,3 metros. O público pode assisti-los em cadeiras, bancos e pufes espalhados pelo Pátio B. Mesmo em caso de chuva, a sessão é mantida por acontecer em um local coberto. Há sempre distribuição gratuita de pipoca e refrigerante.
SERVIÇO
Luz na Tela – E.T. O Extraterrestre
Dia 24 de abril (quinta-feira), às 19h
No Pátio B (mesmo em caso de chuva, a sessão acontece: espaço coberto)
Grátis (com distribuição de pipoca e refrigerante)
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº - Luz – Centro Histórico de São Paulo