A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) do Estado de São Paulo compõe grupo de trabalho em acordo de cooperação do governo paulista com o governo canadense, para intercâmbio sobre politicas afirmativas, experiências de formação em direitos humanos e cidadania. Nesta semana, marcou presença na celebração do Dia do Canadá, realizada em 1.º de julho — data nacional que comemora a formação da Confederação Canadense, em 1867. O evento, promovido pelo Consulado do Canadá e realizado na capital paulista, celebrou a união histórica das colônias britânicas do Canadá, Nova Escócia e Novo Brunswick em um único domínio, marco que deu origem ao país moderno.
Representaram a SJC o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; o secretário-executivo da Pasta, Raul Christiano; a coordenadora Geral de Cidadania e Direitos Humanos, Maisa Costa; o chefe de gabinete, Thiago Nogueira; e o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, Cristiano Kiririndju, além de demais autoridades e convidados.
O secretário Fábio Prieto destacou a relevância do Canadá como referência internacional em políticas públicas voltadas à inclusão e aos direitos fundamentais. “O Canadá é um exemplo de sociedade que valoriza a diversidade, a equidade e o respeito à dignidade humana. É uma inspiração para todos nós que atuamos na promoção da justiça, da cidadania e dos direitos humanos”, afirmou o secretário.
Para Maisa Costa é importante estreitar relações com países que possuem políticas públicas sólidas na promoção de direitos sociais e inclusão, “Participar de um evento como este é reafirmar o compromisso da nossa Secretaria da Justiça e Cidadania com valores universais, como a democracia, o respeito às liberdades e a proteção das minorias. O Canadá é um país que tem muito a nos ensinar nesse sentido”, declarou.
Já o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da SJC, Cristiano Kiririndju, ressaltou os avanços canadenses no reconhecimento e fortalecimento das culturas originárias. “O diálogo do Canadá com os povos indígenas tem sido um processo de reconstrução histórica e de respeito. É fundamental mantermos esse intercâmbio de experiências que nos ajuda a fortalecer as políticas públicas voltadas às populações indígenas no Brasil”, declarou Kiririndju.
Dia do Canadá
O Dia do Canadá é o dia nacional do Canadá. É um feriado estatutário federal, que comemora o dia 1 de julho de 1867, e a promulgação do Ato constitucional de 1867, que uniu as três províncias coloniais: Canadá, Nova Escócia e Novo Brunswick, em um único domínio dentro do Império Britânico chamado de Canadá.
Hoje, a data é celebrada com orgulho pelos canadenses, com desfiles, shows, atividades comunitárias e demonstrações de apreço pela diversidade cultural, pela democracia e pelos direitos humanos.