O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), está completando, neste mês, 27 anos de dedicação, acolhimento e transformação de vidas. Para marcar essa trajetória de quase três décadas, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) promoveu, nesta quinta-feira (3), uma comemoração especial no auditório da Fundação CASA.
O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, marcou presença no evento, e em seu depoimento reforçou a importância do programa: “É uma honra falar sobre o CRAVI, que aborda um tema ainda invisibilizado em nosso país: o cuidado com as vítimas. Precisamos de mais do que boas intenções, é urgente oferecer respeito, acolhimento e mecanismos concretos de proteção. Infelizmente, o sistema ainda falha em amparar quem mais precisa”.
Na ocasião, Luane Natalle, coordenadora do CRAVI, também compartilhou sua visão sobre a trajetória do programa. “São 27 anos de dedicação e luta. Agradeço imensamente a todos que fazem parte dessa conquista. O CRAVI é um serviço público, gratuito e único em todo o estado de São Paulo, com foco exclusivo no atendimento a vítimas de crimes contra a vida. Esse trabalho só acontece graças à força de uma ampla rede de parceiros que tornam nossas ações possíveis”, afirmou.
Luciene Leal dos Santos, atendida pelo serviço, emocionou a todos ao contar ao público presente na cerimônia de aniversário sua jornada de reconstrução. “Quando tudo desabou, o CRAVI foi o chão que me sustentou. Achei que não conseguiria me levantar, mas encontrei acolhimento, escuta e força para seguir. Ainda estou no caminho me redescobrindo, reconstruindo o que foi quebrado. Mas, hoje, caminho com mais firmeza e esperança. Sou profundamente grata por esse apoio.”
Durante o evento, foi exibido um vídeo institucional do CRAVI com outros depoimentos de pessoas atendidas pelo programa. Na sequência, houve um debate sobre o documentário Ela Não Volta, que está em fase de montagem, com a participação da diretora Renata Sette e sua equipe.
Sobre o CRAVI
O Centro de Referência e Apoio à Vítima oferece atendimento gratuito e especializado a vítimas diretas e indiretas de crimes contra a vida, como homicídios, feminicídios e latrocínios. Com mais de 80 mil atendimentos realizados ao longo de sua trajetória, se consolidou como referência no acolhimento de pessoas impactadas pela violência.
Para acessá-lo, basta comparecer a uma unidade com documento de identificação. A sede está localizada na Av. Abraão Ribeiro, 313, térreo – Av. D, sala 0-429, Barra Funda - São Paulo (SP).