Visualizador do Conteúdo da Web
Visualizador do Conteúdo da Web
Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
O que é o Condeca?
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca/SP) foi criado pela Lei Estadual n° 8.074, de 21 de outubro de 1992, e regulamentado pelo Decreto Estadual n° 39.059, de 16 de agosto de 1994, em atendimento a disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 87 e 88 da Lei Federal n° 8.069, de 13 de julho de 1990).
O Condeca/SP é órgão deliberativo e controlador da política estadual de atendimento integral aos direitos da Criança e do Adolescente do Estado do São Paulo. É composto por vinte conselheiros titulares e igual número de suplentes, sendo dez membros representativos do Poder Público Estadual e dez membros da Sociedade Civil, respeitada sempre a paridade.
Quem faz parte?
Representantes do Poder Público (indicados pelo governador por meio de decreto)
-
Secretaria de Desenvolvimento Social;
-
Secretaria da Justiça e Cidadania;
-
Secretaria da Segurança Pública;
-
Secretaria da Educação;
-
Secretaria da Saúde;
-
Secretaria da Cultura e Economia Criativa;
-
Secretaria do Desenvolvimento Econômico;
-
Secretaria do Esporte;
-
Defensoria Pública;
-
Assembleia Legislativa.
Representantes da Sociedade Civil
São eleitos em Assembleia Geral, especialmente convocada por edital público, dentre pessoas indicadas por organizações da sociedade civil e por movimentos comprometidos com os direitos da Criança e do Adolescente.
Lista dos representantes Governamentais Lista dos representantes da Sociedade Civil
Visualizador do Conteúdo da Web
Frentes de Atuação
- DELIBERAR sobre as políticas públicas de Crianças e Adolescentes no Estado de São Paulo e assessorar o Poder Público nas decisões acerca dos assuntos relativos à infância no território estadual;
- AUXILIAR E APOIAR o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente nos municípios do Estado de São Paulo – Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares – informando-os e atualizando-os em ações referentes a infância e adolescência;
- GERIR o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como objetivo financiar projetos voltados à infância e adolescência no Estado de São Paulo.