Tatiane Horie - CEPRNORTE
A Polícia Penal do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Execução Penal da Região Norte, promoveu, no dia 16 de junho, uma instrução de procedimentos táticos no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santa Cruz da Conceição - unidade ainda não inaugurada. O treinamento foi conduzido pelo Grupo de Intervenção Rápida - 12 (GIR - 12) e contou com a participação da Companhia de Ações Especiais de Polícia Militar do Estado de São Paulo (Caep). A ação teve como objetivo a capacitação em procedimentos táticos e a troca de conhecimentos com a equipe de intervenção do GIR em estabelecimentos penais.
Participaram 34 integrantes do Grupo de Intervenção Rápida e 40 Policiais Militares do Caep. O treinamento teve início com a exibição de um vídeo sobre a história e evolução do GIR-12, seguida de uma breve apresentação sobre o funcionamento interno do estabelecimento prisional, com visita às suas instalações.
A instrução prática foi realizada no Pavilhão 3, com a apresentação da equipe tática e explanação das diversas formações utilizadas na resolução de crises em ambiente prisional. Foram expostas as ações com auxílio do cão na imobilização e demonstrado sua grande eficiência na apreensão de drogas e objetos ilícitos.
Durante o treinamento, os integrantes da Polícia Militar foram convidados a compor as filas táticas, orientados pelos comandantes de operação do GIR - 12, que conduziram a instrução de forma didática e prática.
Ao final, foram apresentados vídeos de ocorrências reais, seguidos de esclarecimentos sobre os procedimentos adotados, com orientações fornecidas pelos comandantes. O Capitão Tiago Mendes, representante da Caep, agradeceu pela recepção e pela qualidade da instrução realizada pelo GIR-12.
No treinamento, fila tática com integrantes do GIR 12 e Caep da PM