SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039UND06DMANBF48M47
Z7_086423G039UND06DMANBF48MP5

Z7_086423G039UND06DMANBF48MQ1

Residência inclusiva

O Estado oferece acolhimento institucional pela rede de proteção social especial de alta complexidade em casas que oferecem cuidado em tempo integral a jovens e adultos com deficiência, sem apoio familiar e em situação de vulnerabilidade social.

 

O acolhido recebe moradia, assistência básica, além de atenção personalizada 24 horas por dia por uma equipe multidisciplinar, geralmente formada por psicólogos, coordenador, assistente social, terapeutas, cuidadores sociais, entre outros.

 

O atendimento é destinado a maiores de 18 anos até 59 anos e 11 meses, que se encontram com os vínculos familiares fragilizados ou rompidos e que possuam deficiências leves ou moderadas.

 

O objetivo é garantir proteção e suporte ao mesmo tempo em que se busca promover a inclusão social, estimular e capacitar os atendidos para que desenvolvam sua independência e autonomia, sempre respeitando o ritmo e os desejos de cada um.

 

Para ter acesso ao serviço é preciso procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo. Haverá análise da equipe técnica do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que pode encaminhar usuários ao serviço. 

Confira as unidades do CRAS
Complementary Content
${loading}