Visualizador do Conteúdo da Web
Visualizador do Conteúdo da Web
Centro TEA Paulista
O Centro de Referência e Atendimento Especializado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o primeiro equipamento multidisciplinar do Brasil que oferece apoio integral às pessoas com autismo e suas famílias. Dispõe de atendimento psicossocial, programas de inclusão social e esportiva, além de promover qualificações e pesquisas que beneficiem pessoas com autismo, familiares, entidades e profissionais que atuam no setor.
Visualizador do Conteúdo da Web
Visualizador do Conteúdo da Web
Saiba mais
-
Atendimento presencial e on-line para pessoas com TEA, familiares e/ou cuidadores dos 645 municípios paulistas, com esclarecimento de dúvidas, orientações gerais sobre direitos, benefícios, além do encaminhamento de pessoas para a rede de serviços para pessoas com deficiência no estado de São Paulo.
-
Mediação de conflitos (orientação jurídica para resoluções de questões específicas).
-
Disponibilização de materiais informativos sobre TEA e de geolocalização dos serviços públicos prestados, em nível estadual e municipal, para entidades sem fins lucrativos voltadas para pessoas com TEA.
-
Parcerias com instituições de ensino superior para estimular pesquisas e estudos.
-
Levantamento dos serviços prestados por entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos.
-
Atendimento a municípios paulistas interessados em conhecer e implementar políticas públicas voltadas às pessoas com TEA no Estado de São Paulo.
-
Emissão da Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA e da identificação veicular, quando necessário.
-
Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) para inclusão no mercado de trabalho ou outra forma de renda, oferta de capacitações voltadas à empregabilidade, empreendedorismo e artesanato para pessoas com TEA e outras deficiências.
-
Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, responsável por prestar informações sobre os direitos das pessoas com deficiência.
-
Sala de acomodação sensorial estruturada para receber pessoas em crise sensorial, com o intuito de reduzir os estímulos externos e, consequentemente, possibilitar sua autorregulação (para uso na unidade e modelo para municípios).
-
Sala de interação sensorial que conta com diferentes formas de interação dos sentidos, como olfato, tato, audição, paladar e visão para estimulá-los (uso na unidade e modelo para municípios).
-
Biblioteca de referência, física e on-line: disponibilização de acervo com conteúdo sobre TEA e temas relacionados, acessível para consulta presencial e digital.
-
Psicoterapia breve e rodas de conversa para terapia em grupo (espaços de acolhimento psicológico e suporte emocional).
-
Oficinas de arte terapia e artesanato.
-
Atividades esportivas, com utilização de quadra multiuso para promover práticas esportivas adaptadas, visando o bem-estar físico e social.
-
Oficinas e cursos para capacitar familiares, cuidadores, bem como a sociedade em geral que deseja se aprofundar ou atualizar sobre as temáticas TEA.
-
Realização de atividades formativas incluindo seminários, workshops, palestras, dentre outras atividades que reforcem datas de visibilidade para a luta por direitos das pessoas com deficiência.
-
Capacitações para profissionais interessados em se aprofundar ou atualizar sobre as temáticas TEA, arte terapia e atividades esportivas para o público TEA.