Visualizador do Conteúdo da Web
Subsecretário de Governo Digital
Joao Rodrigues
Executivo de TI no setor público com 20 anos de experiência, com foco em transformação digital e segurança cibernética. É advogado, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Segurança da Informação. Servidor Público Federal de carreira (INSS), acumula vivência de 7 anos na área de inteligência e controle interno, tendo, nos últimos 12 anos, ocupado diversos cargos de gestão, desde o atendimento ao cidadão em Agências da Previdência Social até alcançar o posto de Diretor de Tecnologia da Informação (CIO) do órgão. Na autarquia, coordenou projeto de modernização das Centrais de Teleatendimento (135), a criação do primeiro Plano Diretor de Segurança da Informação da entidade, liderou o Comitê Temático de Governança Digital e atuou como Chief Information Security Officer - CISO.
Cedido ao Governo de São Paulo, foi responsável pela organização e implementação da Estratégia de Governo Digital do Estado, onde atualmente comanda a Subsecretaria de Governo Digital, à frente de programas como o Poupatempo SP.GOV.BR, São Paulo Mais Digital (em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID) e o Conselho Estadual de TIC.
Visualizador do Conteúdo da Web
Subsecretaria de Governo Digital:
Possui papel fundamental na modernização da administração pública do Estado de São Paulo, promovendo a transformação digital e aprimorando a oferta de serviços digitais à população. Tem como principais competências, o desenvolvimento e a implementação de políticas voltadas à inclusão digital, ampliação da conectividade, unificação de canais e integração de tecnologias, além da governança e análise de dados, inteligência artificial e segurança cibernética.
Como Órgão Central do Sistema Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), a Subsecretaria coordena a implementação da Estratégia de Governo Digital e orienta a execução do Projeto São Paulo Mais Digital, garantindo a padronização e a eficiência dos serviços públicos digitais. Também presta suporte estratégico ao Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (COETIC), ao Comitê Gestor do Sistema Biométrico e ao Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações do Estado.
Sua atuação envolve a formulação de diretrizes, normas e padrões técnicos para o uso da tecnologia da informação e comunicação no governo estadual, assegurando a interoperabilidade dos sistemas e a centralização do controle orçamentário da área de TIC. Monitora, ainda, a governança de dados, garantindo o cumprimento das políticas de gestão e compartilhamento de informações.
Com foco na inovação, interage com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, para o intercâmbio técnico e a prospecção de novas tecnologias. Elabora propostas para orientar a política de governança de dados, avaliando a prestação de serviços e propondo melhorias por meio da Central de Dados do Estado de São Paulo e da Plataforma Única de Acesso.
É também encarregada da definição e coordenação de estratégias relacionadas à transformação digital, conectividade e inovação, assegurando que o Governo do Estado de São Paulo esteja alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais no uso da tecnologia para aprimorar a gestão pública e os serviços oferecidos aos cidadãos
Legislação - Subsecretaria de Governo Digital