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Subsecretária de Gestão Corporativa
Andrea Lopes Ache
É advogada, graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Direito do Estado pela Universidade Anhanguera – Uniderp. Servidora pública federal de carreira, professora em cursos de pós-graduação, escritora na área de logística pública e palestrante.
Atualmente está cedida ao Governo do Estado de São Paulo, onde exerce o cargo de Subsecretária de Gestão Corporativa da Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital. Possui ampla experiência na formulação, regulamentação e implementação de políticas públicas voltadas à gestão sustentável de materiais, obras, serviços, transportes, licitações e contratações públicas.
Atuou por mais de 9 (nove) anos como Coordenadora-Geral de Normas na Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), sendo uma das principais responsáveis pela regulamentação da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021). Em reconhecimento à sua atuação técnica e institucional, recebeu o Prêmio Seges – Brasil Open Badge em 2021.
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Subsecretaria de Gestão Corporativa:
Responsável por supervisionar e coordenar as atividades administrativas da Secretaria, garante o funcionamento eficiente da área meio e de seus órgãos setoriais e subsetoriais. Sua atuação abrange orçamento e finanças, gestão de pessoas, suprimentos e infraestrutura, material e patrimônio, gestão documental, deslocamentos de servidores e tecnologia da informação, assegurando o suporte necessário para a execução de referidas ações.
Identifica, ainda, demandas administrativas, define processos e fluxos de trabalho, e coordena a formalização de contratos, acordos de cooperação e outros instrumentos essenciais para a execução dos serviços. É encarregada pelo planejamento e aquisição de bens e aividades de uso comum, incluindo itens de informática e telecomunicações.
Possui papel fundamental no monitoramento e avaliação da execução de contratos e acordos, bem como na orientação do Grupo Setorial de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas (GSPOFP) na gestão dos recursos orçamentários e financeiros da pasta e suas entidades vinculadas. Desempenha também funções estratégicas como órgão setorial do Sistema de Avaliação da Qualidade do Gasto e do Sistema de Organização Institucional do Estado (SIORG), garantindo que as diretrizes governamentais sejam aplicadas de forma eficiente e alinhadas às melhores práticas de gestão pública.
Legislação - Subsecretaria de Gestão Corporativa