SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G031MID06L221QFKKR01
Z7_086423G031MID06L221QFKKRI4

Irmãs tenistas são inspiração para Luana Ferreira: ‘Me deu vontade de ser como Venus e Serena’

Destaque dos Jogos Abertos da Juventude, tenista de 14 anos planeja um dia bater bola com Bia Haddad

09/06/2024
Foto ilustrativa

(Foto: Matheus Candeloro)

Um saque bem colocado, seguido de uma devolução no fundo da quadra. Foi assim que, ao lado de sua parceira Mariana, Luana Ferreira ajudou Franca a vencer Santos na disputa pelo ouro no tênis feminino dos Jogos Abertos da Juventude, competição que chegou ao fim no sábado (8). Aos 14 anos, Luana ainda está afiando seus golpes, mas já dá mostras de que tem vocação para esse jogo.

Natural de Franca, Luana conheceu o tênis cedo, dentro da escola. “Resolvi jogar porque achei um esporte legal, curioso e diferente”, diz ela. A raquete virou rotina quando a atleta aceitou o convite para representar o Sesi Franca. Em poucos meses, Luana entrava no circuito de torneios regionais. “No início, meus pais tiveram dificuldades para bancar os gastos com viagens e material esportivo. Mas com o tempo conseguimos apoio de amigos e de bolsas esportivas.”

Mas foi um filme que fez a jovem botar de vez na cabeça o desejo de se profissionalizar no tênis: o longa “King Richard”, de 2021, que narra a história das irmãs Venus e Serena Williams, e do pai e treinador, Richard.

“Sempre gostei da Serena e da Venus. Assisti [ao filme] em casa e achei maravilhoso. Me deixou com ainda mais vontade de jogar tênis e de ganhar para ser como elas. A história delas é linda e me fez acreditar que independentemente de qualquer dificuldade, é possível alcançar seus objetivos”, conta a tenista, que hoje defende as cores do Nova República do Tênis, de Franca.

Atualmente na 71ª posição do ranking juvenil brasileiro e na 7ª do ranking paulista, Luana tem algumas metas para 2024. Além de jogar campeonatos chancelados pelas confederações brasileira e sul-americana, ela sonha em bater bola com a principal tenista do Brasil. “Queria treinar com a Bia Haddad. Ela é uma grande inspiração para mim e para o tênis brasileiro.”

Complementary Content
${loading}