SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G031MID06L221QFKKR01
Z7_086423G031MID06L221QFKKRI4

Em três anos, corredora foi do “fundo do poço emocional” a São Silvestre

Adriana Carvalho correu a última etapa da temporada do Circuito Mais Mulher

09/12/2024
Foto ilustrativa

(Foto: Matheus Candeloro)

O esporte salva vidas. Um belo exemplo de que essa afirmação é verdadeira é a história da fotógrafa Adriana Carvalho.

Em 2021, Adriana passava por uma fase difícil na vida pessoal e profissional. O sobrepeso e a insatisfação com a própria imagem potencializavam o sofrimento. Algo precisava ser feito para alterar esse panorama, e foi uma conversa com a sua esposa que a fez avistar uma luz no fim do túnel.

“Eu estava no fundo do poço emocional. Não me faltava nada, mas continuava triste. Até que tive uma conversa com a minha esposa e percebi que precisava virar a chavinha, mudar aquela energia. Decidi enfrentar minha fobia social de pisar numa academia e participar de aulas coletivas”, conta Adriana.

Os treinos na academia tiveram influência direta na melhora da autoestima. Os avanços na parte física também eram notáveis. Só que Adriana ainda sentia falta de algo.

“Senti que precisava preencher um vazio, e a corrida de rua teve esse papel. Comecei a correr e viciei. Nunca achei que o simples ato de calçar o tênis e sair pra rua significaria tanto na minha vida, mas aos poucos descobri que a corrida era muito mais do que um exercício: era paixão, refúgio, superação”, diz.

Adriana foi empilhando uma prova na outra. No último domingo (8), correu pela primeira vez no Circuito Mais Mulher, evento organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de SP. Ela foi uma das 3 mil mulheres inscritas na etapa de Araçatuba, a sexta e última da temporada 2024.

“O Circuito Mais Mulher foi uma boa surpresa pra mim. Gostei do percurso e achei incrível as mulheres se apoiando do início ao fim. Espero correr novamente em 2025”, destaca Adriana, que ainda não havia corrido a distância de 10km.

Antes de correr o Circuito Mais Mulher de 2025, porém, Adriana ainda tem um importante compromisso este ano. Talvez o mais importante desde que conheceu a corrida de rua. No próximo dia 31, ela estreia na São Silvestre. “Nunca imaginei que estaria me preparando para correr uma São Silvestre. Era algo que eu só via pela TV. Fechar 2024 correndo uma prova tão icônica é algo muito especial. Confesso que estou ansiosa, mas acredito que é possível completar o percurso.”

Circuito Mais Mulher

Nesta terceira edição, o Circuito Mais Mulher se juntou ao movimento São Paulo por Todas, do Governo do Estado de São Paulo, que dá destaque às iniciativas no âmbito social, econômico e de segurança das mulheres, e criar novas medidas como o Abrigo Amigo e Protocolo Não Se Cale. Mais informações em portaldamulherpaulista.sp.gov.br.

Complementary Content
${loading}