SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03P6OD06D7HU655OO17
Z7_086423G03P6OD06D7HU655OC92

Z7_086423G03P6OD06D7HU655OSA3

Pontuação

Use para guiar a leitura e evitar ambiguidades na mensagem

Z7_086423G03P6OD06D7HU655OKE1

Para manter a consistência em nossa comunicação, é importante nos atentarmos para a pontuação adequada em cada situação. A ideia é evitar dúvidas e tons inadequados. Algumas dicas:

  • Evite pontuação excessiva

Muita pontuação, como pontos de exclamação e de interrogação, transmite tons que não consideramos adequados para nossa comunicação, como euforia ou confusão. Perguntas retóricas também trazem dúvida na leitura, por isso preferimos evitá-las, certo?

❌ Não fazer

Vamos lá! Você quer solicitar o cartão de idoso para estacionamento, né?
➡️ Acesse o portal Poupatempo e digite Cartão do Idoso na barra de busca.
➡️ Informar os dados pedidos na tela.
Legal, né!

✅ Fazer

Siga essas orientações para a solicitar o cartão de estacionamento para idoso no Portal Poupatempo:
➡️ Fazer login com o Gov.br.
➡️ Informar os dados pedidos na tela.

 

  • Evite orações complexas encadeadas por vírgulas

Também sugerimos que tomem cuidado com as orações muito complexas, como as que contêm muitas vírgulas. Elas são mais difíceis de compreender.

Caso os referidos dados sejam coincidentes, o agente baterá o carimbo com os dizeres “confere com o original”, ou, na falta do mesmo, poderá redigir a aludida expressão. Por fim, o atendente colocará a sua rubrica e datará o formulário.

 

  • Use reticências de forma moderada

Evite reticências no conteúdo, elas sugerem informações incompletas ou desconhecidas. Um bom uso delas é nas telas em que orientamos a pessoa a aguardar que a informação seja carregada.

❌ Não fazer

Faça a reclamação de produtos dos ramos alimentícios, farmacológicos, imobiliários…

✅ Fazer

Faça a reclamação de produtos de qualquer ramo da indústria.

 

  • Evite perguntas retóricas

Mesmo que pareçam mais acolhedoras, as perguntas retóricas muitas vezes passam a impressão que não temos conhecimento sobre o que fazemos. Queremos passar credibilidade e segurança em nossas informações, por isso tome cuidado nesse uso.

❌ Não fazer

Não tem o RG? Traga a CNH em seu lugar.

✅ Fazer

Se não tiver o RG, traga a CNH.

❌ Não fazer

Esse serviço é gratuito. Bom, né?

✅ Fazer

Esse serviço é gratuito.

 

  • Siga regras para listas

Busque escrever dessa forma:

  • Se iniciar o tópico com letra maiúscula, termine com ponto final.
  • Se iniciar com letra minúscula, use ponto e vírgula.

Contudo, evite listas iniciadas por frases incompletas, elas tornam a leitura mais difícil, pois precisam ser relidas a cada novo tópico.

❌ Não fazer

Faça:

  • o agendamento pelo site;
  • o processo presencialmente.

✅ Fazer

Siga essas orientações:

  • Faça o agendamento pelo site.
  • Termine o processo presencialmente.
Complementary Content
${loading}